A película "Lula - O Filho do Brasil", de Fábio Barreto, foi a selecionada para representar o Brasil na disputa à indicação ao Oscar 2011 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.


O anúncio foi feito hoje (23/09) pela manhã e trouxe a decisão tomada por membros do  Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema.


A lista completa dos indicados a uma indicação ao Oscar 2011 contempla(clique no link para ver o trailer):




Segundo o presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, a escolha se deu levando-se em consideração a proximidade do filme “Lula” com a realidade brasileira e ao fato do atual presidente do Brasil ser uma pessoa conhecida e admirada dentro e fora do país.




"Levamos em consideração o Brasil. Esse filme reflete um pouco a nossa vida. Lula é uma estrela aqui e fora daqui".



A escolha surpreendeu a todos os internautas que participaram de votação promovida pelo próprio Ministério da Cultura, uma vez que, os filmes “Nosso Lar” e “Chico Xavier” eram os favoritos nesta disputa. O primeiro arrebanhou 70% dos votos, enquanto o segundo ficou com 12%. Já “Lula”, considerado um dos filmes mais caros da história do cinema brasileiro, arrematou apenas 1% da opinião pública.


Então, para quê serviu mesmo a enquete do Ministério da Cultura?


Deve ser para mostrar que a voz do povo... não vale nada. Ou, que até mesmo em âmbito cultural, a política no Brasil exerce influencia e faz tudo acabar em pizza. Ou pode ter sido para mostrar que “Lula” é o “cara” para Barack Obama.


Assim, o filme escolhido pelos “guardiões e Deuses do cinema brasileiro”, saberá se foi selecionado entre as 95 obras dos demais países que concorrem a uma vaga ao Oscar 2011.


A divulgação dos indicados será feita no dia 25 de janeiro e a entrega do Oscar no dia 27 de fevereiro de 2011.


Roberta Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário